17 de nov. de 2015

Temos a capacidade de entrar no mundo de Smart Devices?


Podemos ter certeza de que nosso know how do negócio vai nos levar ao sucesso, porque os nossos sistemas são únicos, se somos uma casa de software nenhum outro concorrente tem a possibilidade de ter uma solução tão completa como a nossa, e se desenvolvemos nossos próprios sistemas para nossa empresa, sabemos que nenhum produto enlatado vai abranger toda nossa área de negócio.
Aliais isso sempre foi assim.




Mas o que acontece quando nosso cliente seja externo ou interno precisa de outras ferramentas adicionais?

Hoje em dia é comum que os colaboradores de uma empresa, tenham que usar um Smart Device para tarefas que estão dentro de sua rotina de trabalho. Desde comunicação por whatsapp, agendar uma reunião ou enviar um email entre outras tantas coisas. É assim que todos ficamos cada vez mais dependentes de nossos telefones e procuramos cada vez por mais APPs que possam nos ajudar para nosso dia a dia, e procurando e procurando não demora em chegar a ideia de que se tivéssemos "aquela funcionalidade do nosso sistema de escritório em nosso celular", poderíamos melhorar a nossa eficiência em nossa empresa.

Então chega esse gerente ou aquele cliente perguntando se nós poderíamos fazer uma funcionalidade X para celular que seria muito importante para a empresa e nós que trabalhamos com GeneXus e sabemos do potencial para Smart Devices pensamos que SIM.

Ao final quem não gosta de inovações?

Desenvolver uma APP continua sendo desenvolver software e se hoje temos a possibilidade de fazer interfaces profissionais em nossos sistemas web, porque não fazer para Smart Devices?

Então depois de colocar nosso pescoço na guilhotina dos prazos começamos a mergulhar no ambiente para Smart Devices e vemos que aquela preocupação que tínhamos pelo desconhecimento do novo gerador fica reduzida a zero, quando descobrimos que na realidade nosso maior problema não é o gerador, senão que é necessário contar com um profissional de experiência em desenho e usabilidade para que nossa APP possa ser comprada pelos "olhos" de nossos clientes e ai que surge o grande desafio!

O try and error pode ser muito frustrante e aquilo que poderia ser uma vantagem para nosso sistema agora parece um grande pesadelo.

Mas não fique assustado!

Agora dentro da suite de ferramentas de K2BTools foi criado um novo produto o SDDesigner.

O SDDesigner é um produto desenvolvido para nos desenhar uma APP para Smart Devices usando o mesmo conceito que utilizamos no desenvolvimento de WebPanels com a ferramenta de patterns de K2BTools.

A ideia é muito simples. A partir de nossas transações podemos criar diferentes paneis de seleção ou detalhe usando uma especie de templates previamente definidos "dynamic layouts" que ajudam e muito a criar paneis de qualidade para nossa APP.

SDDesigner

SDDesigner2

Desta forma uma vez criado o nosso painel para Smart Devices, podemos desenhar nossa APP baixo a mesma filosofia de K2BTools com o tree usado nos Entity Manager e nos WebPanels criados com o WebPanel Designer.

                               tree SD

Finalmente posso lhe garantir que você pode criar sua APP no mesmo tempo que levou para fazer essa funcionalidade em web com a mesma elegância e usabilidade que estamos acostumados a ter quando usamos K2BTools.

Então, temos a capacidade de entrar no mundo de Smart Devices?
Você que acha?

Até o próximo post!


Fabricio De los Santos GeneXus
Fabricio De los Santos
_________________________________________
Coaching and Mentoring GeneXus, ScrumMaster, Project Manager, K2B Tools Agent - The best Patterns Tool to integrate with GeneXus
www.delfasoft.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário